Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Cloud computing

Sistema Operacional nas Nuvens uma invenção que chegou pra ficar







Quem você acha que vai permanecer no mercado daqui 10 anos?
  a) Linux com suas mirabolantes idéias de sistema livre
  b) Windows, uma ferramenta poderosa que até o momento é capaz de fazer de tudo
  c) Um sistema operacional simples, sem graça, lento, restrito, que faz funções básicas de ambos os sistemas acima e esta hospedado num servidor da internet

Apesar de ser dificil de acreditar , a letra C eh a soluçao mais provavel.





Imagine que você acorda de manhã liga seu computador e começa a ver um pequeno vídeo para se manter informado, porém, infelizmente este vídeo encontra-se no “seu computador”, deu o horário e você tem que correr pra ir trabalhar. No caminho você retira o seu celular do bolso e volta a utilizar o “seu computador” podendo assistir aquele vídeo. Depois de um dia bem sofrido de trabalho você volta a pegar aquele ônibus lotado, mas você lembra que tinha que fazer algumas revisões no seu computador, então você novamente retira o celular do bolso e faz o que você queria fazer no “seu computador”. Chegando em casa você terá bastante tempo para desfrutar um pouco da vida, sabendo que suas tarefas já foram feitas utilizando o celular.

Pode até parecer um sonho um celular funcionar como o seu computador, mas os celulares hoje em dia, com ótimos sistemas operacionais poderão parar de evoluir e se voltarem para as núvens, tudo vai ser na internet (seus documentos, vídeos, jogos, músicas) e para facilitar poderá ser acessado de qualquer lugar e de qualquer aparelho. Os sistemas nas nuvens estão deixando de ser uma lenda e estão começando a mostrar as suas perninhas como é o caso dos dois sistemas operacionais citados no inicio desta matéria.

Você pode estar se perguntando o que vai acontecer com o Windows e com o Linux. Bem infelizmente o Linux é um sistema aberto, porém, difícil de ser incorporado e utilizado na internet. A Microsoft tem ótimos programadores provavelmente irão voltar seu foco para internet e farão talvez um sistema operacional tão bom quanto o Windows só que pela internet podendo ser acessado de qualquer computador.



Expectativas para o mercado global


Pelo o pouco que eu falei acima o Linux pode estar fora desta jogada, será que novamente a Microsoft voltaria a ser superpotência, agora na internet, sem nenhum concorrente a altura?


Esta resposta esta longe de ser verdadeira, a Google anunciou a muito tempo que tinha interesse em desenvolver um sistema nas nuvens e com certeza a Google vai enfrentar o maior programador do mundo, só quem ganha com esta briga somos nós. Afinal teremos escolhas entre um sistema bom e um sistema ótimo basta esperarmos e vem quem será o bom e quem será o ótimo.



E como ficariam os programas para computador e os jogos? 

Seriam tudo pela internet. Já existem programas bons na internet o próprio Google disponibiliza algum deles. Existem outras empresas que conseguem editar imagens como se estivéssemos utilizando um programa de imagem avançado.

Os jogos é um caso a parte e a ser pensado, pois a Microsoft criadora do Windows, o sistema operacional que hoje é felizardo por poder suportar jogos pesados, bastando que o usuário disponha de um bom computador, criou dois videogames Xbox e Xbox 360 talvez se livrando do fardo de ter que perder clientes por este motivo.
Os jogos estão sendo direcionados para videogames, talvez explique o fato de vários consoles serem criados.




A Possibilidade deste sonho

Muitos podem se queixar que a internet ainda não é boa. Bem esta é uma afirmativa errada, tendo em vista que no Japão a internet chega facilmente a 5 vezes mais rápida do que a que temos no Brasil. Os celulares tem tecnologia 3G e os aparelhos eletrônicos que conseguem conectar-se a internet geralmente tem wi-fi que tem um ótimo sistema de comunicação.
A internet é ruim no Brasil, que foi considerado o lugar onde a internet é mais cara e também mais ruim

O que nos resta agora é esperar que os pequenos (EyeOS e iCloud) desenvolvam-se da melhor forma possível e os grandes (Microsoft e Google) mostrem o verdadeiro desempenho em mostrar que é possível unificar tudo nas nuvens

Nenhum comentário:

Postar um comentário